Os lanches
Quem quer perder peso muitas vezes cai no erro de passar muitas horas sem comer, e de saltar refeições. Isto é um erro, pois quando formos comer depois de um grande período de jejum, o organismo tende a absorver tudo o que ingerimos sob a forma de gordura, para ter reservas para o próximo período de jejum.
O ideal é comer de forma moderada e de 2 em 2 horas sensivelmente, e para isso acontecer fazemos os lanches. Os lanches não são refeições principais, são pequenas refeições entre as refeições principais, e devem ser ajustados e adaptados aos horários de cada um.
No meu caso, como acordo cedo e tomo o pequeno almoço por volta das 8h, às 10.30h já tenho de estar a fazer o lanche da manhã, que no meu caso geralmente é constituído por palitos de cenoura crua e um iogurte magro.
Como almoço sempre por volta das 13h, o meu lanche primeiro lanche da tarde é por volta das 16h e é geralmente constituído por 20gr de frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs) e uma peça de fruta. O meu segundo lanche da tarde, antes de ir para o ginásio, é por volta das 19h e aqui costumo variar um bocado, pode ser uma bolinha de queijo e um iogurte ou uma peça de fruta e fiambre de aves.
No livro da Dra Agatha Roquette, estão lá várias sugestões de lanches para que se possa variar, como o ovo cozido, ou os palitos de cenoura envolvidos em fiambre de peru, ou as salchichas de aves.
É muito importante criar rotinas e horários para as refeições, e eu recordo-me que nos tempos de faculdade tinha imensa dificuldade em fazer dieta exatamente por isso... eu nem o pequeno almoço tomava em casa na altura, o que era um erro, e me fazia chegar ao bar da faculdade e comer torradas cheias de manteiga ou um qualquer bolo de pastelaria. Não conseguia fazer lanches entre as refeições, ou quando os fazia geralmente eram croissants de chocolate ou merendas mistas, nunca haviam opções "light".
Agora não saio de casa sem a minha lancheira, ou sem uma bolinha de queijo na mala.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário