Emagrece ou não engorda?



Cada vez mais somos inundados e abalroados com anúncios e comentários de que isto emagrece ou aquilo emagrece.
É preciso termos atenção, e pensarmos um bocadinho primeiro sobre do que se trata e quais as suas propriedades ou composição.

Ainda hoje no grupo das Guerreiras alguém publicou algo sobre o mito do chá que emagrece. Tal como o chá, há também uma série de outros mitos. A verdade é que o chá não emagrece, não só por si. O que pode haver aqui é um chá, ou uma combinação de ervas com efeitos diuréticos ou mesmo laxativos, contudo, se a pessoa não fizer uma alimentação cuidada e não praticar desporto de pouco ou nada lhe serve andar a beber este chá.

E o mesmo se aplica aos legumes, o aipo é diurético mas não emagrece.. o pepino praticamente não tem calorias, mas não emagrece... Verdade seja dita que se só comermos alface também não engordamos, mas passamos fome e privamos o nosso organismo de nutrientes essenciais para o seu correto funcionamento.

Por isso, alerto para que cada vez que virem chá para emagrecer, ou algo que prometa milagres, desconfiem, e informem-se da composição primeiro.
Por exemplo, está agora na moda o chá de gengibre, porque mais uma vez dizem que emagrece.. não é verdade, na realidade o gengibre ajuda a acelerar o metabolismo e obriga o nosso corpo a gastar mais energia, e é também um ótimo diurético. Mas não faz milagres.

Sem comentários:

Enviar um comentário