O que é o "Detox"?




Vejo com cada vez mais frequência as pessoas a falarem em Detox, umas porque vão iniciar uma dieta, outras porque estão em dieta, e ainda há aquelas que fazem o detox como de uma dieta se tratasse.
Então vamos lá por partes, é importante saber o que é o detox, para que serve, quando se deve fazer e quem deve fazê-lo, com a salva guarda de que não sou nutricionista (nem perto disso) sou apenas alguém que se informa das coisas e que gosta também de transmitir informações correctas.

O que é o detox?

Detox é apenas uma abreviatura para desintoxicação, neste caso servirá para desintoxicar o nosso organismos de toxinas prejudicais, garantindo que os nossos órgãos conseguem processar estas toxinas e transforma-las em compostos menos prejudicais.


Para que serve o detox?

Durante o período de detox, que em regra geral é curto, cerca de 1 ou 2 dias, dependendo das recomendações médicas, o detox consiste na ingestão de alimentos ricos em fibras, vitaminas, água e sais minerais, pobres em gordura e açúcar. De preferência pressupõem a ingestão de frutas, legumes, pouca carne ou peixe e muita água! Há até quem faça os chamados batidos verdes, que são constituídos por legumes, uma peça de fruta (ou não, dependendo da receita) e água.
No meu caso o detox restringiu-me a ingestão de lacticínios, mas a minha dieta já me restringe a ingestão de açúcar e de gorduras.
Este detox força o organismo a limpar e deitar fora o que está em excesso, daí muitas das pessoas que o fazem se queixarem das constantes idas á casa de banho.Mas todos os organismos são diferentes, e por vezes o nosso não tem o comportamento que esperamos.
Há quem consiga perder peso com o detox, contudo esse não é o objectivo, o objectivo é limpar o organismo.

Quando se deve fazer um detox?

Devemos fazer um detox uma a duas vezes por ano, após termos cometido alguns excessos, e aqui os excessos não é comer batatas fritas no fim de semana ou comer um gelado e uma fatia de bolo, ou mesmo um dia de asneira. Estes excessos são por exemplo o natal e a passagem de ano, em que passamos dias rodeados de comida boa mas cheia de açúcar e gordura saturada e à qual não conseguimos resistir, ou mesmo aquela semana de férias em que comemos tudo o que nos apeteceu e não tivemos o mínimo cuidado.
Todos os outros pequenos excessos devemos compensa-los com uma alimentação equilibrada nos dias seguintes, ou compensando com mais legumes à refeição, ou uns jantares de sopa, ou trocando os iogurtes por umas gelatinas sem açúcar nos próximos dias.

Quem deve fazer um detox?

Aqui é mais fácil dizer quem não deve fazer um detox, neste caso são grávidas ou mães em período de amamentação, pessoas com cuidados especiais de saúde como problemas de tiróide, fígado, rins, etc.. Quem quiser fazer um detox, não o deve fazer sem antes consultar o seu médico ou um nutricionista, pois cada caso é um caso, e só um médico saberá qual será o melhor plano a aplicar.

Espero ter esclarecido algumas duvidas :)

Sem comentários:

Enviar um comentário