Hoje temos Japonês

Eu gosto imenso de experimentar gastronomias diferentes, gosto de arriscar e provar sabores diferentes dos tipicamente portugueses. Este gosto não passa apenas por ir a restaurantes diferentes e provar o que se faz por lá mas em fazer esses pratos em casa, como também adoro cozinhar estas experiências são sempre um prazer.

Já há algum tempo que tenho ouvido falar numa massa sem calorias, sem açúcares e sem hidratos de carbono, a massa konjac. A própria Dra Agatha Roquette falou desta massa à pouco tempo num programa de televisão, dizendo que é uma massa que se pode comer sem pesos na consciência e em qualquer fase da dieta dos 31 dias.


Um dos pratos que mais gosto de fazer é japonês e provei-o pela primeira vez no restaurante Nood, chama-se Ramen e é uma espécie de sopa japonesa com muitos legumes, carne e noodles. Ontem fiz uma variante do Ramen, fiz Kare Lomen, é também uma espécie de sopa mas em vez de caldo de galinha ou de vegetais leva caril, e aproveitei para experimentar a massa konjac (versão noodles). Ao contrário do que já tinha lido não senti qualquer sabor na massa há quem diga que a massa em si sabe bastante mal, a água em que vem conservada é que tem um cheiro um pouco estranho mas depois de a lavar não senti qualquer sabor na massa.

A receita que fiz foi esta..

Ingredientes:

1 embalagem de noodles Konjac ( adquiri no Celeiro )
1 cebola
1 dente de alho
2 bifes de peru (podem usar peitos de frango)
200 ml de creme de soja (usei para substituir o leite de coco)
2 limas
Coentros
Caril em pó
Chicken massala em pó (encontram no Jumbo nos produtos asiáticos)
2 cm de gengibre (podem substituir por gengibre em pó)
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto 



200 ml de caldo de galinha ou de leite magro (dependendo se querem uma sopa mais fina ou mais grossa)

Começamos por escorrer os noodles, lava-los bem em água corrente e coloca-los num recipiente dentro de água.
Cortamos os bifes de peru em pedaços pequenos e temperamos com sal e pimenta.
Cortamos a cebola em tiras fininhas, picamos o alho e o gengibre (ou adicionamos o gengibre em pó), e colocamos no tacho com a colher de azeite até que a cebola fique transparente. Juntamos o peru e deixamos fritar um pouco. Quando já não estiver rosado juntamos o creme de soja, as especiarias (caril em pó e chicken massala em pó) e o sumo de uma lima. Nesta parte é preciso ir adicionando as especiarias e provando até ficar a gosto, pode ser necessário rectificar o sal e a pimenta. Deixamos cozinhar o peru por completo, escorremos os noodles e adicionamos ao tacho. Como é suposto ficar uma sopa, nesta fase vamos adicionar um pouco de leite magro (200 ml) e rectificar os temperos.
Ao servir, colocar por cima os coentros picados e ¼ de lima.

Ficou assim.. 





Sem comentários:

Enviar um comentário